@InstitutoPianoBrasileiro
  @InstitutoPianoBrasileiro
Instituto Piano Brasileiro - IPB | Uaná Barreto - Afro-Piano (Uaná Barreto, piano) @InstitutoPianoBrasileiro | Uploaded August 2024 | Updated October 2024, 41 minutes ago.
Assine o IPB e receba recompensas novas todos os meses:
catarse.me/InstitutoPianoBrasileiro

Afro-Piano, de Uaná Barreto, interpretada pelo próprio compositor.
Música dedicada a Leandro Braga.

Nossos agradecimentos a Uaná Barreto pelo envio da gravação e da partitura especialmente para ser veiculada no canal do IPB.

--
Uaná Barreto, bacharel e mestre em música pela Universidade Federal da Paraíba sob orientação de Luciana Noda, é um pianista, compositor e arranjador paraibano. Em sua trajetória acadêmica, participou de masterclasses com importantes nomes como Lídia Bazarian e Cristna Gerling, além de aperfeiçoar-se com a pianista russa Ana Khanina. Ele atua como docente na Escola de Música Anthenor Navarro e no Insttuto Federal da Paraíba. Tem uma presença marcante na cena musical popular, colaborando com artistas e grupos variados da cena cultural paraibana. Em 2013, excursionou pelo Senegal com a cantora Glaucia Lima e, atualmente, trabalha com o cantor e compositor Adeildo Vieira e atua como instrumentista, compositor e arranjador no grupo Alamiré. Recentemente, concluiu sua Sonata para piano solo, encomendada por Alexandre Dias e Luciana Noda. Foi o vencedor do II Concurso para Compositores José Siqueira e suas obras e arranjos vêm sendo interpretadas em importantes salas de concerto como a Sala Guiomar Novaes (RJ), o Teatro Municipal de Uberlândia (MG) e na Universidade de Örebro (Suécia). Participou de oficinas com os multiinstrumentistas brasileiros Itiberê Zwarg e André Marques e em 2020, ministrou workshop sobre o piano na música nordestina na Florida State University (EUA).
Uaná possui extensa colaboração com o IPB, através do qual já publicou diversos vídeos-partituras de seus arranjos e obras, demonstrando seu profundo envolvimento com a promoção da cultura musical brasileira.

Afro-Piano, composta em 2024, destaca-se pela sua riqueza rítmica, evidenciada nas constantes trocas de compasso ao longo da peça. A composição, dedicada a Leandro Braga, explora uma combinação de ritmos que dialoga com a herança musical afro-brasileira, criando uma atmosfera vibrante e envolvente. A obra exige uma técnica apurada do pianista para lidar com as variações métricas e o dinamismo rítmico, características marcantes do estilo de Uaná.
--
Edição das imagens: Douglas Passoni de Oliveira

Curadoria da série "Por dentro das partituras" e montagem do vídeo: Alexandre Dias
Uaná Barreto - Afro-Piano (Uaná Barreto, piano)João Octaviano - Rêverie (Nahim Marun, piano)Sandra Mohr - Mamulengo arretado (Gisela Gasques, piano)Waldemar de Almeida - Desfile de quintal (Marluze Romano, piano)André Mehmari - O voo da libélula (André Mehmari, piano)Antonio Celso Ribeiro - Pequena Esther brinca lá fora (Carla Reis, piano)Vagner Cunha - Teresa (Prelúdio No.8 do Livro II) (Ney Fialkow, piano)Arthur Moreira Lima | Scriabin - Estudo Op.42 No.7 (1972)Almeida Prado - Momento No.40 (Almeida Prado, piano)Rodrigo Henrique - Pomalý (Rodrigo Henrique, piano)Yves Rudner Schmidt - Canto nostálgico (Daniel Cristiano Santos, piano)Almeida Prado - Momento No.47 (Almeida Prado, piano)

Uaná Barreto - Afro-Piano (Uaná Barreto, piano) @InstitutoPianoBrasileiro

SHARE TO X SHARE TO REDDIT SHARE TO FACEBOOK WALLPAPER