@InstitutoPianoBrasileiro
  @InstitutoPianoBrasileiro
Instituto Piano Brasileiro - IPB | Arnaldo Rebello por Mário Trilha, piano @InstitutoPianoBrasileiro | Uploaded August 2024 | Updated October 2024, 1 hour ago.
Arnaldo Rebello (1905-1984)
Compositor e pianista.
Homenagem ao grande músico manauara nos 40 anos de sua morte.

Música incidental para o projeto de produtividade acadêmica "Teatro Amazonas, uma reavaliação".

Mário Trilha, piano

Todas as obras são de autoria de Arnaldo Rebello
0:38 Valsa amazônica No.2 (Vitória Régia)
3:28 Toada baré
6:49 Ajuricaba (Ponteio amazônico No.6)

Gravação realizada no Teatro Amazonas, Manaus - AM, no dia 8 de julho de 2024.

Gravação/Filmagem: Murilo Acioli / Somos Aprendizes Gravadora

--
Arnaldo Rebello, nascido em Manaus (AM) em 7 de junho de 1905, foi um compositor, pianista e professor brasileiro, que desempenhou um papel significativo no cenário musical do país. Rebello iniciou seus estudos musicais em 1924 no Instituto Nacional de Música no Rio de Janeiro, onde estudou teoria e solfejo com José Raimundo da Silva e piano com Godofredo Leão Velloso. Em 1928, ele conquistou o primeiro lugar no curso de piano, recebendo medalha de ouro. Posteriormente, foi agraciado com uma bolsa de estudos do governo brasileiro para aperfeiçoar sua formação em Paris, onde estudou com o célebre pianista Robert Casadesus entre 1930 e 1931. Ao retornar ao Brasil, ele seguiu carreira acadêmica, tornando-se professor catedrático de piano na Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1957.

A produção musical de Arnaldo Rebello é conhecida por suas composições para piano, nas quais ele incorporou elementos folclóricos das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Suas obras refletem uma profunda ligação com sua terra natal, sendo muitas delas inspiradas em danças e motivos amazônicos. Além de seu trabalho como compositor, Rebello se destacou como concertista, especializado na interpretação de obras de compositores brasileiros como Ernesto Nazareth. Ao longo de sua carreira, ele realizou recitais em diversas cidades brasileiras e participou do programa Rapsódia Brasileira na Rádio MEC, no Rio de Janeiro, durante seis anos.

Suas composições foram recebidas como um importante contributo para a música brasileira, tanto pela originalidade de suas criações quanto pela habilidade técnica demonstrada em suas peças. Sua dedicação ao ensino e à difusão da música brasileira também o tornou uma figura influente na formação de novas gerações de músicos. Ele foi autor de teses sobre técnica pianística, reforçando seu papel como educador e teórico da música.

Entre as obras de Arnaldo Rebello, destacam-se peças como as Valsas Amazônicas e os Ponteios Amazônicos, que refletem parte da essência da cultura manaura. Essas peças são um testemunho do trabalho de Rebello em traduzir musicalmente o vasto patrimônio cultural brasileiro, contribuindo para a preservação e valorização das tradições populares do país através da linguagem pianística.
--

Agradecemos a Mário Trilha por escolher o IPB para veicular este vídeo.

Agradecimentos de Mário Trilha:
Teatro Amazonas
Fabiano Cardoso
Alexandre Dias
SEC Amazonas
Arnaldo Rebello por Mário Trilha, pianoSandra Mohr - O trem que vai e vem (Júlia Alves, piano)Alexandre Schubert - Fuga (Araceli Chacon, piano)Eduardo Seincman - Além do bastidor (No.4 de Em movimento) (Nahim Marun, piano)Ricardo Nakamura - Improviso (Ricardo Nakamura, piano)Vagner Cunha - Toccata (Prelúdio No.3 do Livro II) (Ney Fialkow, piano)Leandro Braga - Fim (Leandro Braga, piano)Calimerio Soares - Sambinha (Daniela Carrijo, piano)Rodrigo Henrique - Jazz fuga sobre o tema Lullaby of Birdland (Rodrigo Henrique, piano)Alberto Heller - Tango-Tocata (A. Heller, piano; Camerata Florianópolis, reg. Jeferson Della Rocca)Leandro Braga - Boiêro (Leandro Braga, piano)Leandro Braga -  Vertigem (Leandro Braga, piano)

Arnaldo Rebello por Mário Trilha, piano @InstitutoPianoBrasileiro

SHARE TO X SHARE TO REDDIT SHARE TO FACEBOOK WALLPAPER